7 de fevereiro de 2010

Foi dada a largada!

No ano passado passei incólume pelo carnaval: meu pai estava doente e eu, sem ânimo para folias e estrepolias momescas.

Mas pressinto que "esse ano não vai ser igual àquele que passou...". Se não pelo fato de meu pai estar bem de saúde, pelo rufar dos tambores que já ouvimos não de tão longe e pelo sol e calor inclementes que bronzeiam os corpos, atiçando os sentidos.

E ontem foi, para mim ao menos, a abertura oficial dessa época dionisíaca, com o lançamento da camistea do bloco "Vem Ni Mim que sou Facinha", do qual orgulho-me de participar desde sua fundação há 12 anos e de ser integrante da "ala dos compositores":









Para completar o início da festa, hoje, após alguns anos de ausência, acordei mais cedo para curtir um bloco que vi crescer (éramos apenas uns 300 no início, sambando muito pelas ruas do Jardim Botânico, sem maiores produções do que a irreverência das letras dos sambas e das fantasias) e que nesse ano completa seu jubileu de prata: o Suvaco do Cristo.

Putz! É difícil acreditar que lá se vão 25 anos!!!!! 25 anos em que os 300 do início se transformaram em 50 mil, número suficiente para fechar, literalmente, o bairro nos dias de desfile e formar uma confusão enorme, motivo pelo qual me afastei durante tanto tempo.

Mas hoje compareci. E foi ótimo!! Algumas mudanças, claro: agora o bloco sai pela manhã (o que, é verdade, já dá uma aliviada no número, e na qualidade, dos foliões), tem um enorme caminhão de som, ala de baianas, seguranças por todo lado. Mas o fundamental está ainda lá: a alegria e a irreverência nas letras do samba e nas fantasias.

Abaixo, o registro do inusitado encontro de Obama, Osama e Hugo Chaves; uma turma de garotões fantasiados de panteras cor de rosa que "escalaram" um prédio; nosso ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, tradicional "suvaquense", sambando até não poder mais; alguns avatares animadíssimos e eu, a feliz perereca perdida na folia.

Me diverti horrores. Um bom sinal de que o carnaval promete...





9 comentários:

pinguim disse...

Ena pá que isso promete!!!!

GiGi disse...

Não tenho nem noção do que é isso, rsrs. Minha realidade é muito diferente da do Rio. Talvez um dia tenha oportunidade de conhecer, seria uma boa experiência.

Carnaval tem que ser assim, um divertimento saudável, sem maiores exageros, sem prejudicar ninguém. Afinal, é uma festa, expressão cultural de um povo e deve trazer muita alegria.

Beijinhos!

Mais um imundo no mundo impuro. disse...

Que a alegria reine no carnaval e muito além dele, e pq não eternamente?!

Abraços!

RICCO DUARTE disse...

vamo lá cair no ziriguidum. evoé!

Ricardo Soares disse...

que inveja branca que senti de tudo isso... aproveite... quanto mais eu giro o mundo mais eu amo o Rio de Janeiro...kiss

helia disse...

O Carnaval no Brasil sempre foi muito animado! Para isso muito contribuem o bom tempo e a alegria dos Brasileiros!
Um bom Canaval. Divirta-se o mais que puder.

J Alexandre Sartorelli disse...

Samba da minha terra deixa a gente mole...
bjs

Ana Paula disse...

tava mesmo linda de louro josé!

gentil carioca disse...

Queridos todos,
o Rio ferve sob o sol como nunca dantes e o Carnaval promete ser...suado.
Quem sobreviver, contará. Espero conseguir essa proeza e mantê-los mais ou menos informados sobre minhas aventuras nesse Saara tropical.
bjs a todos