24 de novembro de 2009

I Love Búzios, ainda...

Búzios, para quem não conhece, é uma península com 23 praias, localizada a cerca de 190 km do Rio (foto no post abaixo). Frequento o lugar há mais de 20 anos e não consigo deixar de ser feliz ali. Existe qualquer coisa mágica naquelas praias, nos ares da maresia, no vento que quase nunca descansa. Nas cores.
Definitivamente, o sol brilha diferente ali.

Mas, como o Sofrimento é meu fiel companheiro, também não consigo evitar uma pontada no coração a cada retorno: o que estão fazendo com a região é um crime, literalmente: Búzios é uma área de restingas especialíssima, tem um tipo de Mata Atlântica que se forma em solo arenoso, já ameaçado de extinção, e está sendo destruída cada vez mais rápida e ferozmente.

Com o fato do ser humano, gafanhoto que é, precisar ocupar os paraísos, já me conformei. O que não dá para aguentar é a burrice especulatória, a sôfrega ganância acima de tudo. Pegam os terrenos nas encostas e constroem em, digamos, 1000m quadrados, onde deveria, no máximo, caber uma casa de 100 metros de área construída, verdadeiros monumentos ao mau gosto de três, cinco andares, sem deixar uma árvorezinha sequer para dar um "colorido" na paisagem. E ainda fazem "gramados" onde antes havia mata cheia de passarinhos.

É casa sobre casa mesmo, principalmente nas regiões de Geribá, a mais famosa e badalada praia, Ferradurinha, sua vizinha já "ferrada" para sempre, e João Fernandes, onde sequer conseguimos chegar na areia, dada a quantidade de hotéis cafonas e suas mesinhas e ombrelones pelo caminho. Sem falar de Armação, o "centro nervoso", famoso por ter hospedado Brigitte Bardot lá nos 60's, em cujas águas não mais tenho coragem de mergulhar.

E olha que Búzios foi reconhecida pela União Internacional para Conservação de Natureza como um Centro Mundial de Diversidade Vegetal, título concedido a poucos lugares no mundo que resguardam espécies raras e ameaçadas. Aquela vegetação abriga nada menos que 20 espécies de orquídeas endêmicas e tem um tipo único de cactos que está dando lugar a coqueiros ornamentais e que tais. Putz!

Búzios sofreu diversas invasões de franceses, holandeses e ingleses, e resistiu. Já foi base de piratas, serviu como ponto estratégico para o tráfico de escravos, e resistiu. Viu seu pau-brasil ser praticamente extinto, e resistiu.
Quanto tempo mais será que vai resistir à invasão argentina e à sanha demolidora dos tratores ensandecidos?

Abaixo, dois videos que encontrei no Youtube (um deles em Super-8! Uma delícia...) e que servem como uma mostra do que era e do que é hoje, 30 anos depois, a praia de Geribá. Reparem que não havia nada, a não ser poucas casinhas de pescadores, na beira da praia e nas encostas. Sugestão? Assistam aos dois ao mesmo tempo.

PS: Apesar disso tudo...ai, que vontade de voltar!