17 de novembro de 2009

Cem vezes salve!!!!

Viajando por esses rincões virtuais, eis que me deparo com a pérola de video que segue abaixo. Vale a pena dar uma conferida e chegar até o final. Esse pitéu permite um manancial de leituras: moda, padrões de beleza, estilo linguístico, História (nosso ufanismo brazuca está mesmo no DNA...).
E que texto, meu Deus, que locução!
Não sei quanto a vocês aí, mas eu, no alto de minha profunda ignorância, desconhecia totalmente a existência dessa que se tornou nossa primeira Miss Universo: a gaúcha de Pelotas, Yolanda Pereira.
Reproduzo aqui a informação wikipediana:
"O concurso de Miss Universo, chamado na época de "Concurso Internacional de Beleza", foi realizado no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. O país tinha seus jurados em desvantagem, e o resultado final estava na dependência dos jurados europeus, sendo que a favorita era a Miss Portugal. Mas, para alegria dos brasileiros, a escolhida foi Yolanda. Em agosto de 1930 (algumas fontes indicam o dia 7 de setembro) Yolanda foi proclamada Miss Universo. O parecer da comissão julgadora levou em conta quesitos como beleza, graça, equilíbrio, proporção, formas e distinção. Os jurados também estiveram atentos ao tipo étnico e à visão do conjunto."



Yolanda morreu em 2001, aos 90 anos.